Yoga Massagem Ayurvédica tem função terapêutica para a vida

196 views Leave a comment

yoga-massagem

Herdeira das tradições milenares da medicina indiana, a Yoga-Massagem Ayurvédica é uma das terapias complementares mais conhecidas e procuradas por pessoas que, hoje, buscam a tão sonhada qualidade de vida. Mais que uma massagem relaxante, a técnica tem função terapêutica, com capacidade de proporcionar bem estar, equilíbrio emocional e autoconhecimento.

Referência no Brasil, a terapeuta baiana Ma Bodhigita diz que a massagem tem como objetivo o despertar da sensibilidade de todo o corpo e, com isso, tratar distúrbios de desordem física, mental e emocional. “É um tratamento contra a ansiedade, o estresse, irritabilidade, insônia, além de corrigir problemas no sistema circulatório, digestório, muscular e auxiliar na correção postural e na eliminação de toxinas do corpo”, diz.

Sobre o trabalho que desenvolve, Ma Bodhigita explica que a técnica é uma combinação de massagem ayurvédica tradicional com manobras do Yoga, sempre trabalhando a respiração. “É um processo terapêutico, que oferece o reequilíbrio do corpo tanto no nível físico, quanto no energético. É um profundo processo de concientização do próprio corpo”, explica a especialista, que há 17 anos segue os ensinamentos da criadora da arte, a indiana Kusum Modak, e já realizou inúmeras viagens à Índia ao longo dos últimos 15 anos.

A massagem ayurvédica ou ayurveda, como também é conhecida, é um dos elementos terapêuticos da medicina ayurveda, ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos. A palavra “Ayurveda” origina-se do sânscrito, antiga língua sagrada da Índia, e é formada pelas palavras Ayur, que significa vida, e Veda, ciência. Sendo assim, Ayurveda pode ser traduzida como “A Ciência da Vida”, “A Ciência da Longevidade” ou ainda “O Conhecimento da Vida”.

De acordo com os ensinamentos ayurvedas, o ser humano adoece quando não mais possui sensibilidade para perceber os aspectos fundamentais da vida. Ele perde a harmonia com o seu corpo e com o universo, perdendo a proteção sobre as influências nocivas do ambiente em que vive.

Alguns dos benefícios que a Yoga-Massagem Ayurvédica pode proporcionar:

Nível físico (corpo)
– Realinhamento postural, flexibilidade e mobilização do corpo;
– Equilíbrio do sistema hormonal, circulatório e digestório;
– Desenvolvimento de padrão respiratório (respirar pouco é um sintoma de estresse).

Nível emocional
– Eliminação do estresse físico e emocional;
– Intensifica o poder de concentração;
– Relaxamento.

Quem pode fazer – A Yoga-Massagem Ayurvédica é aconselhada para todas as pessoas que, além de interessadas nos benefícios já citados acima, buscam o equilíbrio do fluxo energético do seu corpo.

O terapeuta utiliza mãos e pés, em movimentos fortes e profundos, trações e alongamentos. Além disso, é indispensável o uso de óleos naturais. Para o tratamento é recomendado fazer pelo menos 10 sessões, uma vez por semana.