Maiores expectativas

650 views Leave a comment

Se você acha que a massagem terapêutica é apenas para os músculos doloridos e alívio do estresse, você está em uma surpresa.

As possibilidades são você já está ciente de alguns dos benefícios mais conhecidos da massagem terapêutica. Alívio de estresse? Verifica. Calmantes músculos doloridos ou uma dor nas costas? Claro. Ajudando você a se sentir mais relaxado? Certo.

Mas você sabia que a massagem terapêutica também pode aliviar problemas respiratórios, ajuda na reabilitação pós-cirurgia e aliviar os desconfortos da gravidez? Se isso é novidade para você, você não está sozinho. Muitas pessoas não percebem que a massagem terapêutica pode ajudar a tratar uma gama muito mais ampla de condições que você poderia esperar.

Respire fácil

Problemas respiratórios, tais como alergias, problemas de sinusite, asma e bronquite, são um grupo de doenças que podem se beneficiar de massagem terapêutica. Na verdade, a massagem pode ter impacto positivo sobre a função respiratória tem sido comprovada por meio de pesquisa, diz Anne Williams, diretor do programa de educação a Associated Carroçaria & Massagem Professionals.

Muitos músculos na parte da frente e de trás da parte superior do corpo são os músculos acessórios da respiração, ela explica. “Quando qualquer um desses músculos são cronicamente apertado e abreviado, podem dificultar a respiração normal e perturbar os padrões de respiração”, explica ela. “As técnicas de massagem para alongar e relaxar esses músculos melhorar a capacidade e função de respirar.”

Massagem terapêutica também melhora a postura, o que pode levar a uma abertura de área do peito, bem como o alinhamento e a caixa torácica expansão estrutural necessária para a função pulmonar ideal, acrescenta ela. Além disso, quando o sistema nervoso parassimpático responde a massagem (ver “Não deixe o stress deixá-lo doente”), sua taxa de respiração diminui e torna-se profunda e regular.

Uma forma particularmente benéfico de aliviar problemas respiratórios através de massagem terapêutica é tapotement, um acidente vascular cerebral rítmica, percussão usado na massagem sueca. Quando realizada na parte traseira, junto com vibração e agitação, tapotement pode soltar o muco nos pulmões e aumentar a desobstrução das vias aéreas para uma melhor função pulmonar, diz Williams.

Uma recuperação mais rápida

Massagem terapêutica também pode ser útil na reabilitação pós-cirúrgica. Claro, cada tipo de cirurgia é diferente, e é melhor verificar com o seu médico e discutir a sua situação individual com seu massagista.

No entanto, diz Williams, vários estudos têm demonstrado como a massagem terapêutica pode ajudar com a cicatrização pós-cirúrgica. “Se a cirurgia é de tecidos moles relacionados, como um reparo do manguito rotador, em seguida, os efeitos da massagem sobre o sistema muscular são úteis”, explica ela. “Para cada fase do processo de cura do tecido mole, diferente técnicas de massagem têm sido utilizados com êxito com base nas necessidades do indivíduo.”

Por exemplo, um estudo mostrou que uma variedade de técnicas de mobilização dos tecidos moles com sucesso o tecido da cicatriz reduzida, diminuição da dor e melhoria da amplitude de movimento de um paciente com uma lesão no tornozelo grave, diz Williams.

Os resultados positivos

Gravidez às vezes pode ser desconfortável e estressante para mulheres. Felizmente, a massagem terapêutica tem muitos benefícios comprovados para mães expectantes.

“Massagem pré-natal reduz a dor dos músculos compensadores para o corpo mudando de uma mulher, melhora o humor e atitude, e pode diminuir a ansiedade sobre o trabalho de parto”, explica Williams.

Em um estudo que comparou as mulheres grávidas que tiveram massagens regulares com aqueles que não o fez, as mulheres que tiveram massagens relataram um sono melhor e menos dor nas costas. Além disso, eles tiveram menos complicações durante o parto.

Williams enfatiza que cada pessoa é diferente, então se você está procurando alívio do desconforto relacionado com a gravidez ou um ataque de sinusite, o resultado de massagem terapêutica pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, a massagem terapêutica é definitivamente vale a pena considerar.

“A pesquisa demonstrou como a massagem pode ser utilizado com sucesso para uma variedade de diferentes condições”, diz ela. “Há tantas doenças comuns que podem se beneficiar de massagem terapêutica, consulte uma massagista que possua habilidades terapêuticas, e por isso não deixe para discutir suas necessidades específicas com o seu massagista.”